domingo, 7 de março de 2010

Tomates pela manhã


Sabado, 06 de março de 2010
Barcelona

Amanhecemos com um dia lindo!
Café da manha incluiu tomates picados com azeite e sal (meu café preferido em Barcelona – apesar de causar muita estranheza a meus tios!), pao, queijo, iogurte, café preto.

Saimos de metrô e descemos para caminhar no bairro Gotico (bairro antigo) de Barcelona, acompanhados de meu tio, Tito. Tito eh um cara de uns 70 anos, bem em forma, louco por seu país e, principalmente pela Catalunya. Ele nos conta cada dado histórico e cultural dos monumentos e ruas por onde passamos, um verdadeiro guia! Alem de ser um cozinheiro fantástico...

Alias, eh interessante notar como o povo daqui mantem suas raízes e costumes. Os locais (principalmente os mais velhos), so conversam em catalão entre si, inclusive no comercio e nos serviços publicos. General Franco, na época da ditadura aqui, proibiu qualquer tipo de manifestação catalã; não se podia falar a lingua e nem bailar a Sardana (dança típica, onde se juntam em uma grande roda, de mãos dadas, e fazem passinhos combinados – tudo ao som de musica típica, e ao vivo). Mas os catalães persistiram (às escondidas, obviamente) e não deixaram sua cultura morrer.
Pra quem nunca esteve em Barcelona, uma curiosidade: aqui tudo (placas, sinais, informativos, propagandas, outdoors) eh escrito em catalão! As vezes (ex: aeroporto, portanto zona de estrangeiros) há a tradução em espanhol, mas em 90% dos casos estão em catalão.

Cartaz de venda proibida de álcool a menores:

“No es permet la venda de begudes alcohòliques a menors de 18 anys”

Captaram? ;o)

Na verdade, o catalão eh apenas mais uma língua que se ouve nas ruas daqui. Como hoje eh sábado e o tempo estava ótimo, as ruas estavam abarrotadas de gente, mesmo sendo fora de temporada, e eh incrível a quantidade de idiomas distintos que estão no ar.
Meu tio comentou conosco hoje que as pessoas que moram nestes bairros centrais e, portanto, mais visitados por turistas, vivem revoltados por tanto movimento, principalmente na alta temporada (julho/agosto). Estima-se que 7 milhoes de turistas visitam Barcelona por ano, e, se antes se valorizava muito o turismo cultural, hoje em dia esta muito popular o turismo “de borrachera” como eles dizem aqui, que nada mais eh do que o povo vir pra ca pra encher a cara. Na comunidade européia eh muito fácil (e provavelmente mais barato) para um inglês vir pra ca passar o final de semana se embriagando. Conclusao: causam muita confusão e desgosto para os locais...

Andamos o dia todo pelo bairro Gotico, passando pela Catedral, Plaza Mayor, Plaza Del Rey, Las Ramblas, La Boqueria (o “mercadão” deles, in-cri-vel!), La Catedral Del Mar (uma igreja construida pelos pobres, PARA os pobres, porque na época que se construiu a Catedral oficial os pobres não a podiam freqüentar), Plaza de Catalunia, Paseig de Gracia, etc.
No meio do caminho pausa para comer uns “bocats” (lembram do bocadillo = sanduba?). Pois aqui eh muito comum sair pelo dia e levar um desses (geralmente com um pão tipo baguete e recheado com jamon serrano e/ou queijo) embrulhado em papel alumínio e sentar-se pra comer na rua para o almoço. Seguindo as tradições locais, nos sentamos em frente à praça da Catedral, ao sol, e comemos os nossos, ao som dos músicos de rua e vendo a mais variada fauna de turistas passar. Belo passatempo!
Fechamos com um café e seguimos viagem.

Andamos pelo menos 7 horas ao todo, pra chegar em casa, pegar o carro e correr pra Montjuïc onde há um show de água com musica e luzes coloridas numa fonte enorme. Eu sei, eu sei, parece brega, mas eles conseguem fazer um show de bom gosto, com musica clássica e tal, então fica lindo. O lugar onde fica a fonte eh espetacular!
Montjuïc (que significa monte dos judeus – apesar de não haver nenhuma remanescencia deles), eh um monte ao final de uma grande avenida (na outra ponta fica a Plaza de España, que tambem eh lindíssima), onde há um enorme museu no topo – que foi construído provisoriamente para a exposição mundial trocentos anos atrás e no fim não tiveram coragem de demolir. Aos finais de semana a noite o show de águas da imensa fonte se repete algumas vezes, com o museu iluminado no topo. OK, vou postar uma foto pra provar que não eh brega:






Voltamos pra casa a uns 8C, e comemos um maravilhoso “arroz de chorizo”, preparado por Tito – receita de sua família. De entrada comemos filhotes de enguias - "angulas" - (not really – eh uma imitação feita de peixe prensado, porque aparentemente a iguaria original custa mais de 500 euros o quilo), mas o delicioso eh o molhinho pra comer com o pão depois: azeite, alho e uma pimenta (“guindillas”) que não pica e da um sabor delicioso. Confesso que preferi comer o genérico, porque as filhinhas das enguias verdadeiras vêm com os olhinhos à mesa, o que não me apetece em nada...
Morangos deliciosos de sobremesa, consegui resistir bravamente aos chocolates e sorvetes...
Mas amanha os churros não me escapam!

PS: Agradeço a correçao de alguns erros (ja devidamente corrigidos) nesse texto ao meu avô, Carlos Bürgi - mais uma celebridade nascida em Barcelona e Barça-fanatico - a seguir:

"Queridos, o catalão não é um dialeto, é uma LINGUA e todas as escolas da Catalunya lecionam nessa língua, sendo o Espanhol uma língua opcional (me parece que obrigatória), como poderia ser o Inglês ou o Francês. Assim sendo, por favor, corrijam esse erro antes que algum catalão separatista fanático o descubra, e pense que vocês são dois espiões “madrilenos” disfarçados de turistas para descobrir os segredos do fantástico futebol praticado pelo maior clube do mundo o FC BARCELONA. O empate de ontem com o Almería, e o fato de que o Real Madrid assumiu, por essa razão, temporáriamente, a liderança da Liga com os mesmos pontos que o Barça, são meros pequenos detalhes, sem grande importância, no caminho para o título de bi-campeão de Liga.

O outro erro se refere ao turismo. Vocês mencionam que a Espanha recebe anualmente 7 milhões de turistas. Na verdade a Espanha recebe anualmente aproximadamente de 50 a 52 milhões de turistas estrangeiros por ano. Será que vocês não queriam dizer que a CIDADE DE BARCELONA recebe anualmente 7 mi de turistas por ano? Essa cifra tambem não pode se referir à Catalunya como um todo, pois sendo a região da Espanha que recebe o maior numero de Turistas o total deles deve ultrapassar os 24 o 26 mi por ano."

Um comentário: