sábado, 13 de março de 2010

Gaudi

Barcelona, 10 de março

Depois da recuperaçao da cidade apos a forte neve, podemos seguir nossas andanças. Nao nevava assim havia 25 anos, e a cidade simplesmente colapsou. As pessoas andavam de ski pelas ruas, os carros (que nao estavam preparados com correntes) nao conseguiam se movimentar pela cidade, varias arvores caidas interrompendo as ruas, trens parados, telefones incomunicaveis, varias outras cidades sem eletricidade, enfim, CAOS!

Continuando nosso roteiro em Barcelona, agora em plena forma, fomos visitar obras do Gaudi.

Primeira parada: Parque Güell!
Encontramos muitas arvores caidas e quebradas por la, em consequencia da nevada forte dessa semana.
O parque de 17 hectares foi idealizado por Gaudi a pedido de seu mecenas Eusebi Güell, e a ideia era um espaço de urbanizaçao para a classe alta da cidade. Por ser muito distante do centro de Barcelona, o projeto foi um fiasco e foram vendidos apenas dois lotes: o de Gaudi (que viveu nessa casa por quase 20 anos) e o do proprio Güell.
Hoje o parque eh publico, considerado Patrimonio Historico da UNESCO e Monumento Historico Artistico. Quem for a Barcelona nao deve perder e quem ja foi com certeza nao esquece!

Segunda parada: Sagrada Familia!
A Sagrada Familia (que CONTINUA em construçao), tem previsao de ficar pronta em 2026, mas de qualquer forma impressiona.
As obras atuais sao baseadas em desenhos e descriçoes deixadas por Gaudi, apontando suas intençoes, e desenvolvidas com a ajuda da alta tecnologia atual.
A ideia eh que ela comporte por volta de 10.000 pessoas quando pronta!
As estruturas de sustentaçao se parecem a arvores imensas e, de fato, foram idealizadas por Gaudi a fim de criar a sensaçao de que se esta num bosque, lugar ideal para reflexao e meditaçao.
Subimos de elevador na torre antiga, de onde se tem uma vista bem bonita, o problema eh que tudo que sobe tem que descer, e nao de elevador! A descida das torres eh feita a pe, por uma escada em caracol que nao nao deve ter mais do que 60cm de largura, bastante escura e muuuuuuuuuuuuuuito longa.... para ser justa, ha um aviso na porta do elevador para pessoas que tenham tonturas, claustrofobias e probleminhas do tipo (nao que eu tenha), mas confesso que cheguei na base bem mareada, UGH!!!
A obra toda eh impressionante... a fachada mais moderna (respresentando julgamento, morte e ressureiçao de Cristo), a parte de tras bem rebuscada (representando o nascimento de Cristo), as torres imensas, enfim, incrivel mesmo....

Entre uma caminhada e outra almoçamos nossos bocadillos (delish) e, por fim, a noite comemos na casa de meu primo Alberto com a familia.

Estrela da noite: bolinhas de queijo de cabra recheadas com geleia de figo.... queiiiisssssssssss.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário