terça-feira, 23 de março de 2010

Enfim, Paris!!!

Ola pessoal, voltamos ao ar!!! uebaaaaaaaa!

Chegamos em Paris no sabado a tarde e temos andado por ai, por isso a falta de tempo e cansaço para escrever. Vou postar fotos depois, estou em outro computador e nossas fotos estao no meu, enfim, uma confusao...

Viemos pra ca num TGV (prazer, alta velocidade), na primeira classe, super chic! hehehehehehhehe na verdade nao tinha outra opçao, porque compramos um passe de trem antes de sair do Brasil que nos da direito a usar qualquer trem da Europa em primeira; nos queriamos comprar o passe de segunda mas so esta disponivel para pessoas com menos de 25 anos, entao teremos que nos sacrificar e usar a primeira mesmo...
De Marseille pra ca foram 3 horas e eu vim babando, apesar de ter resistido no inicio, porque queria mesmo apreciar a paisagem, mas o sono falou mais alto. Tinhamos acordado muito cedo e dormimos tarde na noite anterior - fazendo faxina na casa antes de sair - entao estava podre;
Uma nota sobre a faxina: ao desocupar essas casas alugadas temos que:OU deixa-la tao limpa quanto encontramos, OU pagar €60 pra contratarem uma faxineira. Desnecessario dizer que preferimos embolsar a grana para um bom jantar, arregaçamos as mangas e deixamos o lugar ainda mais limpo do que quando chegamos!!! Como ja mencionei anteriormente, nos brasileiros somos pobres mas somos limpinhos.

Nossos ultimos dois dias na Provence continuaram incriveis, na quinta feira fomos novamente a Marseille, reservamos o trem, fomos visitar uma ilha que esta em frente ao porto, belissima por sinal, e depois deixamos a prima Evelyne no aeroporto (ela vinha pra Paris antes de nos pq tinha que trabalhar).
Saindo do aeroporto cometemos um erro enorme: decidimos parar no supermercado na estrada; por sinal um Carrefour gigante... isso nao podia dar certo...
So tenho uma coisa a dizer: dois corredores SO DE QUEIJOS!!!!! Como esse povo passa bem!

Na sexta feira fomos novamente pra costa, passamos por Cannes, que eh uma cidade lindissima a beira-mar, depois seguimos a estrada da costa ate St. Raphael, onde decidimos entrar para o interior e retornar para os lados de Gorges du Verdon, que tanto tinhamos gostado!!! Valeu a pena, encontramos novamente cidadezinhas minusculas no meio das montanhas, à beira dos lagos, um charme!
Eh incrivel como muda a paisagem em questao de uma hora or so... Dos portos luxuosos da Cote d'azur aos povoados de pedra no meio do campo, estilos de vida tao diferentes, paisagens tao distintas, e tudo tao pertinho...

Hoje eh nosso terceiro dia em Paris e vamos caminhar por ai novamente.
Ja fomos na torre de Montparnasse (predio mais alto daqui com vista pra cidade toda), Marais (Hotel de Ville), Ile Saint Louis (com direito a sorvete Berthillon de gianduia com laranja e praline com pinoli), Ile de france (incluindo a Notre Dame, claro), tudo caminhando. Nosso almoço foram sanduiches na baguete, preparados em casa (ao estilo bocadillo), sentados na beira do Sena, vendo a vida passar.
Estamos com 12graus e sol. Purrrrfect!

Pra completar pegamos cinema duas noites seguidas, porque descobrimos que esta rolando o Printemps du Cinema, que sao alguns dias de cinema com desconto; ao inves de €10 por cabeça estamos pagando €3, o que significa que podemos ir 3 dias seguidos, yaaaaay!!!
Assistam: Shutter Island com o di Caprio (Scorcese at his best!) e Oceans (cenas sobre a vida aquatica, lindo tambem!). Hoje a noite veremos outro, depois eu conto.

So pra fechar esse post, pode ser cedo pra dizer, mas estamos sendo muito bem tratados pelos parisienses. Devo acrescentar que ainda mais bem tratados por aqui do que fomos em Barcelona (me refiro aos serviços publicos, obviamente). O europeu, de uma maneira geral, eh muito mais carrancudo que o brasileiro, na parte dos serviços; Ninguem fica de papo com voce no caixa do supermercado ou na fila do metro, como acontece no Brasa. Mas aqui em Paris da pra notar nitidamente que se a pessoa se esforça pra falar o frances (o nosso maravilhoso basic-le-livre-est-sur-la-table), o pessoal curte e te trata bem.
O importante nao eh falar, eh TENTAR!