terça-feira, 16 de março de 2010

Monaco!


Segunda-feira, 15 de março

Hoje fomos conhecer Monaco e arredores.
De Bras (aqui ao lado) a Monaco sao mais ou menos 150km, e levamos por volta de 2 hs, porque finalmente aprendemos a programar o GPS (nossa querida Gê) para seguir por estradas nao pedagiadas. Mesmo assim tem uma parte onde eh impossivel evitar pedagios.... a caminho de Monaco voces podem imaginar que a renda per capita dos frequentadores (nao nós, obviamente) lhes permite pagar pedagios a vontade....

Nossa principal meta era visitar o Musée Océanographique de Monaco (vulgo Museu Oceanográfico), que era um sonho antigo do Robert, entao fomos direto pra la.

Tirei muitas fotos no caminho e quando chegamos la: SURPRESA! Minha maquina fotografica quebrou.... pifou, nao sei, tenho a impressao que sofreu uma queda e definitivamente morreu... todas as fotos com um minimo de luz saíam estouradas, uma desgraça....
Fiquei PUTIIIIIIIISSIMA, frustrada, chateada mesmo.... porque uma das coisas que mais gosto em viagem eh tirar fotos; como minha memoria eh uma merda (pardon my french), eu gosto de ter as fotos que para mim sao o grande registro das viagens!!!
Enfim, nao tinha jeito, abstraí e curti o museu/aquario (que eh belissimo!), porque nao podia resolver a questao, afinal comprar uma camera em Monaco nao seria uma decisao muito inteligente.... deve ser o lugar mais caro do mundo para se comprar qualquer coisa....

Afortunadamente tinhamos conosco querida prima, que fez as vezes de fotografa, entao temos tudo registrado!

Chega de reclamaçoes, vamos ao que interessa!
O Musée Océanographique eh, dentre outras coisas, um aquario lindissimo! Nao me lembro de ter visto um aquario tao lindo na vida! Alem disso tem outras coisas curiosas, uma parte de museu mesmo, com as especies de peixes e bichos do mar dentro daqueles tubos enormes de vidro, conservados em formol ou algo assim (UGH!), replica do barco de Jacques Cousteau, explicaçoes sobre as pesquisas e descobertas oceanograficas aqui da França, muito legal!

Saindo do museu fomos dar umas voltas pela cidade de Monaco. Glamour à parte, nao troco nenhuma cidadezinha do interior da Provence por Monaco. Tudo bem, vamos ser justos, eh uma cidade bonita, tudo super bem conservado, as construçoes bonitas, luxuosas, muita ostentaçao, lojas por toda parte, gente chique e tudo mais.... mas repito, prefiro os vilarejos!

Pra mim nao tem nada mais lindo que aquelas janelinhas pintadas de um azul super caracteristico, contrastando com um amarelinho que so vemos em quadros, tudo com cara de meio antigo (nao velho, antigo!), em meio ao verde do campo, com um ceu azulzinho de inverno, uma coisa encantadora...
Definitivamente prefiro o simples ao chic.... menos eh mais!

2 comentários:

  1. Tubos de vidro conservados em formol sempre vão me lembrar o laboratório de biologia. E o laboratório, claro, sempre vai me lembrar os sinais de fumaça do Palmer.

    ResponderExcluir
  2. Well, well... que merda! no bom frances!
    Lamento pela perda da máquina... já passei por isso e entendo.
    Muito legal o blog de vcs. to curtindo junto só sinto falta de mais fotos.... não tem como postar outras??
    Vcs que mandam, nós seguimos avidamente.
    Saludos!
    Paulão

    ResponderExcluir