quinta-feira, 18 de março de 2010

O lugar mais lindo do mundo



Quarta-feira, 17 de março

Bras - Moustiers Saint Marie - Gorges du Verdon

Geeeeeeeeeeeeeente!!!! Hoje conheci o lugar mais lindo do mundo!!! Coimailinda!
Nao, sem brincadeira agora, nao sei se eh o lugar mais lindo do mundo, mas sem duvida eh um dos lugares mais lindos onde ja estive... FACIL!

Ha tempos a prima Evelyne nos falava que queria conhecer um lugar aqui na Provence que se chama Gorges du Verdon, que eh um canyon enorme com uma "garganta" (?) d´agua la embaixo.... Inclusive, quando alugamos a casa, um dos criterios era que fosse perto deste lugar.

Partimos pela manha em direçao a Gorges du Verdon, paramos em uma das cidades no caminho e nos informamos sobre onde deveriamos ir, afinal o lugar eh enorme e nos so tinhamos um dia. Queriamos descer as aguas em um caiaque ou fazer rafting, mas esses esportes so estao disponiveis na alta temporada, e de qualquer forma levariamos 6 horas para descer o rio de rafting (imaginem como eh grande!).
Com as informaçoes dos pontos imperdiveis na mao, la fomos nos.

Em uma das pontas do canyon ha um lago imenso, de aguas clarissimas, dentro de um parque super verdinho... descemos um pouco na beira do lago, ficamos na praia de pedras um tempinho e seguimos viagem.
Andamos um pouco e nos deparamos com uma cidade plantada no alto de uma colina, chamada Moustiers Saint Marie. Parecia um sonho... uma cidadezinha que parecia saida de um quadro, uma pintura....
As aguas do Gorges du Verdon passam pelo meio da cidade, que tem varias quedinhas d´agua, como se fosse cachoeiras integradas à paisagem, em meio às casas, lojinhas e restaurantes. Na encosta da colina, laaaaaaa no alto, ha uma igreja do seculo XII, ate onde, aparentemente, se fazem peregrinaçoes.
Sao 365 degraus na escada que conduz ate la, representando cada dia do ano. Eh ALTO!

Me faltam palavras para descrever a beleza do lugar. Cada angulo da cidade parecia desenhado, saido de um livro de contos... O som da agua permeando todo o ambiente, uma brisa deliciosa, um cel azulziiiiinho.....
Subimos ate a igreja, depois fomos almoçar num dos restaurantes que tinha uma vista magnifica para uma das cachoeirinhas e para a pracinha da cidade, onde havia outra torre, provavelmente da igreja mais recente.
Um almoço tipicamente frances, comi um peixe delicioso, Robert e Evelyne comeram pato. As sobremesas igualmente fantasticas: mousse de chocolate e torta de maça. Os pratos e louças do lugar eram faiança pintada a mao, tipicas do local, de uma delicadeza sem igual.
As pessoas do lugar eram extremamente simpaticas, para completar. Como pode uma pessoa ser antipatica vivendo num lugar daqueles???

Depois fomos ao canyon propriamente dito. Beirando as gargantas, numa estradinha minuscula e sinuosa que subia sem parar, atingimos por volta de 1.200mt de altura. A agua verdinha la embaixo quase nao se via em alguns pontos, de tão alta a parede do canyon, um espetaculo!!!
Descemos em alguns pontos mais proximos à agua, onde podiamos toca-la (geladiiiissima!) e ver como era limpida. De longe parecia um verde bem clarinho.

Voltamos por essa mesma estradinha, so que do outro lado do canyon, vendo o por do sol da estrada. Chegamos em casa ja a noitinha, mortos de cansaço. O dia foi longo, mas acho que todos queriamos que ele tivesse o dobro de horas, so pra poder ficar olhando pra tanta beleza...

2 comentários:

  1. Piri, vc reclama a falta de comentários, mas as pessoas reclamam que não conseguem enviar comentários. O meu comentário, além de achar tudo lindo, tb baseada nas outras fotos, e estar muito feliz pela viagem linda de vcs, é: tô morrrrrrendo de saudade! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Cu, eu sei que lugar é esse... incrivel, maravilhoso!! Ele estava no meu roteiro com a minha tia.
    Quero muitas fotos!
    beijocas
    saudade

    ResponderExcluir