quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bretanha

Continuando nosso final de semana (retrasado - ver post anterior), dormimos em Tours, na Normandia e logo pela manha partimos a caminho da Bretanha.

Primeira parada: Mont Saint-Michel, um mosteiro fortificado construido no alto de um monte, cercado por uma planicie de areia. O monte esta situado numa pequena peninsula, que o mar invade durante a alta maré. Magnifico!
Fizemos a visita guiada (em ingles) com um frances que havia morado na Inglaterra por 17 anos e tinha um humor muito mais ingles do que frances (afortunadamente!) e a visita foi bastante interessante. Dentre outras coisas, nos contou que dos 4 milhoes de pessoas que passam pela cidade fortificada anualmente, apenas 1 milhao sobe ate o mosteiro, o resto fica nas lojas de souvenirs comprando "snowballs made in china" - palavras dele...

Outra coisa marcante: o vento!!! Dificil ate de andar, de tanto que ventava la fora.... ja mencionei que DETESTO vento? rsrsrsrsrsrs

Apos a visita fomos na fabrica de biscoitos tipicos da regiao, "galettes bretonnes", que sao biscoitos amanteigados maravilhosos. Na loja da fabrica uma porçao de opçoes deliciosas: financier, madeleine, tortas de maça, caramelo com flor de sal, tudo suuuuuuuuuuuuuuuuuuuper light..... NOT! hehehheheheh

Saindo de la fomos pra St. Malo, outra cidade murada no litoral norte, linda linda.

Nos instalamos no hotel e saimos pra jantar um prato tipico da regiao, uma crepe feita de trigo sarraceno, mais escura e saborosa do que a crepe comum que se come aqui normalmente. Uma dilicia, claro!
Alias, quem nao sabe fazer crepe aqui nao sobrevive na area de alimentaçao, elas estao por toda parte, doces e salgadas.

Comidinhas mais comuns (do tipo lanche)- aqui chamados de GRIGNOTAGE (snacking/beliscos):

-sanduiches na baguete
-quiches (geralmente acompanhadas de salada)
-croque monsieur e madame (um misto quente no pao de forma, gratinado no forno com molho branco e queijo por cima - o croque madame ainda leva um ovo frito em cima)
-crepes
-saladinhas (com salmao sao bem comuns)
-omeletes

O habito de andar por ai com a baguete embaixo do braço esta bem presente. No final da tarde, em Paris principalmente, formam-se filas enormes na porta das Boulangeries (padarias) dos bairros.

Voltando ao nosso roteiro, dormimos em St. Malo e no dia seguinte fomos ate Etretat, uma cidade de praia linda, com falesias imensas, uma vista maravilhosa.
No caminho passamos por Omaha Beach, a praia por onde os Aliados invadiram a França, entao ocupada pelos alemaes na II Guerra Mundial (dia D - 6 de junho de 1944). Por ai encontramos o museu memorial, bunkers, e diversas "lembranças" da epoca.

Chegando a Etretat fomos andar um pouco pelas falesias, depois nos rendemos e fomos fazer uma parte de carro, de tanto que chovia. Alias, devo dizer que choveu quase o fim de semana todo, mas mesmo assim foi incrivel!

Pra fechar a viagem jantamos num restaurante da cidade, sempre investindo nos peixes e frutos do mar, que estavam maravilhosos. Alem de frescos a apresentaçao e tecnicas eram super modernas, com espumas, esferas e coisas do tipo. Muito gostoso e interessante.

Voltando de carro pra Paris demos de cara com a Torre Eiffel brilhando, parecia que dançava num vestido prateado, cintilando pra nos.... De hora em hora a torre brilha, ao inves de estar apenas iluminada, lindo lindo....

Pra cama descansar que o resfriado ja estava me derrubando e depois de tanta chuva e vento na cabeça tudo o que precisavamos era dormir sem hora pra acordar...

1. Mas que delícia tudo isso!
    só faltou a foto da dançarina Eiffel de vestido prateado... eu queria...