terça-feira, 6 de abril de 2010

Normandia


Bonsoir!

Voltamos diretamente de Paris pra atualizar o blog.... eu sei, eu sei, estamos um pouco lentos, mas vamos colocar tudo em dia, prometo!

Recapitulando entao, final de semana retrasado (27, 28 de março), alugamos um carro com a prima Evelyne (nossa querida companheira de viagem) e fomos pra Bretanha e Normandia.
Rodamos por volta de 1.200km em 3 dias (saimos sexta de manha e voltamos domingo a noite)!
Roteiro: saimos de Paris, fomos ao castelo de Chenonceau, depois à cidade de Tours, passando por Vouvray, onde fomos visitar a vinicola de um amigo da Evelyne.

A vinicola é especializada em vinhos brancos de guarda, ou seja, sao formulados para serem guardados por muito tempo, para evoluirem com a "idade". Pra quem nao sabe deste detalhe, os vinhos brancos geralmente nao duram mais que 2 ou 3 anos; os vinhos que ficam melhores com o tempo sao os tintos. Os vinhos brancos de guarda tem que ser de excelente qualidade, precisamente feitos para isto.


A vinicola eh muito interessante, atuam com uma filosofia de observar os ciclos da natureza na produçao das uvas, fazem as colheitas de acordo com os ciclos da lua, etc. Dizem que dificilmente conseguem repetir as mesmas caracteristicas do vinho anualmente, porque a uva se comporta de maneira diferente de acordo com as mudanças climaticas, e é justamente essa diferença que caracteriza seus vinhos.
Infelizmente neste dia eu estava resfriada e nao pude degustar, mas Robert disse que os vinhos sao realmente diferentes e de otima qualidade. Provou um vinho branco de 1996, imaginem!
As adegas de envelhecimento sao tuneis imensos debaixo da terra, antigas minas, com 95% de umidade e temperatura constante. Sao corredores interminaveis de garrafas, eles tem vinhos de 1919 ate o ano presente, uma coisa impressionante...

Depois da visita fomos jantar em Tours, delicia! Vieiras de entrada e um peixinho (Lotte) delicioso!!! Alias, so comi carne vermelha mesmo uma vez desde que saimos do Brasil, e posso confessar que nao teria o menor problema em me tornar vegetariana, nao sinto a menor falta de carne vermelha com as delicias de mar, queijos e vegetais locais! hmmmmmmmmmmmmmmmm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário